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Passageiros foram pegos de surpresa |
A rotina de milhares de fortalezenses que dependem do transporte público foi drasticamente alterada na manhã desta segunda-feira (29), com a suspensão repentina de 25 linhas de ônibus.
A medida, classificada como unilateral pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), partiu do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), gerando confusão, atrasos e um grande transtorno para a população.
A Etufor foi enfática em seu comunicado, ressaltando que nenhuma das alterações estava autorizada ou programada no sistema oficial de transporte.
O órgão municipal destacou que a Prefeitura mantém o pagamento regular dos subsídios, que giram em torno de R$ 16 milhões mensais (cerca de R$ 500 mil por dia), buscando descartar questões financeiras como justificativa para a ação das empresas.
O Impacto no Dia a Dia: Estudantes e Trabalhadores São os Mais Atingidos
O verdadeiro custo de uma decisão como essa é sentido na pele do usuário. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o cenário foi de frustração.
A linha 020 - Campus do Pici, essencial para o deslocamento interno de estudantes dentro do vasto campus, foi uma das suspensas.
Depoimento: "Eu tenho que vir na hora do almoço, da janta, da merenda, porque preciso do RU. [...] Eu vou ter que gastar dinheiro de todo jeito, aí sai muito mais caro", desabafa Vinícius Alves, estudante de Engenharia Mecânica, que mora perto da UFC mas precisou apelar para um carro por aplicativo para não chegar atrasado às refeições no Restaurante Universitário.
A estudante Tais Lustosa também foi pega de surpresa pela notícia, que recebeu por grupos de WhatsApp. Para ela, que usa o ônibus para chegar ao estágio, a suspensão significa ter que sair mais cedo de casa e enfrentar uma caminhada maior até pontos de outras linhas, comprometendo sua rotina e planejamento.
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A 503 Central é uma das poucas que não foi afetada |
As Justificativas do Sindiônibus: "Ajuste Técnico" e "Desequilíbrio Financeiro"
Em contrapartida à posição da Etufor, o Sindiônibus defendeu a medida como um "ajuste necessário", resultado de "estudos técnicos".
A entidade afirmou que a ação é indispensável para garantir a continuidade do sistema e o cumprimento de obrigações, como o pagamento de salários dos funcionários.
Segundo o sindicato, o setor enfrenta um "cenário de desequilíbrio financeiro", o que exigiu uma análise profunda do dimensionamento da frota e das rotas.
Linhas que apresentam os maiores déficits financeiros foram reduzidas ou suprimidas, enquanto as de maior relevância e volume de passageiros teriam recebido reforço de veículos.
Lista Completa: Quais Linhas de Ônibus Foram Suspensas?
Confira a relação das 25 linhas que, segundo o Sindiônibus, deixaram de circular:
Número da Linha | Trajeto Principal |
---|---|
014 | Rodoviária/Aguanambi 2 |
020 | Campus do Pici |
022 | Jardim das Oliveiras/Centro |
081 | Conj. Ceará/Ant. Bezerra 2 |
091 | Expresso/Ant. Bezerra/Parangaba |
097 | Ant. Bezerra/Siqueira |
106 | Floresta/Centro |
200 | Ant. Bezerra/BRT/Centro |
217 | Estação/Pio Saraiva 2 |
302 | Rodolfo Teófilo/José Bastos/Centro |
307 | Parangaba/Itaoca/Jardim América/Centro |
352 | Solar das Águas/Green Park/Parangaba |
374 | Aracapé/Centro |
400 | Osório de Paiva/Siqueira |
404 | Aeroporto/Rodoviária/Benfica/Centro |
501 | Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro |
513 | Parangaba/UECE/Luciano Carneiro |
614 | Curió/Terminal Wash. Soares/Messejana |
633 | Passaré/Centro |
653 | Santa Fé/Messejana |
668 | Pq. Betânia/Messejana |
701 | Pq. Americano/Centro |
835 | Papicu/Câmara Municipal/Defensoria |
903 | Papicu/Varjota/Centro |
1310 | Siqueira/Hospital Universitário do Ceará |
Quadro de Dicas para o Passageiro
Dica | Explicação |
---|---|
Consulte Apps Oficiais | Use aplicativos como "Meu Ônibus Fortaleza" para verificar em tempo real a localização e disponibilidade de linhas alternativas. |
Planeje Rotas Alternativas | Identifique linhas que passem perto do seu trajeto original. Muitas rotas se sobrepõem em partes. |
Saia Mais Cedo de Casa | Imprevistos acontecem. Sair com antecedência é crucial para evitar atrasos em compromissos importantes. |
Comunique-se no Trabalho/Faculdade | Avise supervisores ou professores sobre a situação, explicando os possíveis transtornos no horário. |
Quadro de Curiosidades e Contexto
Curiosidade | Contexto |
---|---|
O que é o Subsídio? | É um repasse financeiro da Prefeitura às empresas para cobrir a diferença entre o custo real da tarifa e o valor pago pelo usuário. |
Desafio Financeiro | Empresas de transporte em todo o Brasil frequentemente alegam custos elevados com combustível, manutenção e folha de pagamento. |
Poder de Barganha | Suspensões unilaterais são uma forma de as empresas pressionarem o poder público por reajustes tarifários ou aumento de subsídios. |
Impacto na Economia Local | A falha no transporte afeta o comércio, os serviços e a produtividade, com pessoas chegando atrasadas ou deixando de circular. |
E Agora? Quais Ônibus Pegar? Alternativas para Trajetos Afetados
Enquanto a situação não se normaliza, os usuários precisam buscar alternativas.
Abaixo, listamos algumas linhas que circulam em trajetórias próximas ou paralelas a algumas das principais suspensas. É fundamental verificar no app ou no site da Etufor a rota exata.
Para o Campus do Pici (substituta da Linha 020): A linha 077 - Pici / Papicu é uma opção que atende a região. Considere também descer em terminais próximos, como o Terminal do Parangaba, e pegar outra conexão.
Para o Centro (substitutas de várias linhas): Linhas troncais como a 070 - Siqueira/Jardim América ou a 086 - Conjunto Ceará/Centro podem ser alternativas, dependendo do seu ponto de origem.
Para Messejana (substitutas de linhas como 614, 653, 668): A linha 611 - Messejana / Centro e a 631 - Pedras / Messejana são opções comuns para acessar o terminal. Verifique a que melhor atende sua localidade de partida.
A resolução deste impasse depende de um diálogo eficaz entre o poder público e as empresas.
Enquanto isso, o passageiro, a parte mais frágil nessa equação, segue pagando o preço mais alto pela instabilidade do sistema de transporte. A esperança é que uma solução negociada seja encontrada rapidamente, restabelecendo a normalidade e a confiança no serviço essencial de mobilidade urbana em Fortaleza.
Fotos: Arquivo/G1CE - Fonte de Pesquisa: Diário do Nordeste / O Povo